As temperaturas caindo desde o início do mês de maio, com a chegada do outono, já nos alertam para o aumento da procura de atendimento médico para síndromes respiratórias, principalmente na pediatria. E é o que destacamos na edição de hoje, com informações obtidas junto a Secretarias de Saúde de cidades da região, sobre a crescente demanda na saúde. Tudo dentro do esperado, como já é de conhecimento das gestões municipais.
Chama a atenção o alerta da médica pediatra ouvida pela reportagem, que atende em Mogi das Cruzes e Suzano, para a importância de manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada.
Neste espaço, repetidamente temos feito coro à fala da profissional, e voltamos a destacar: a imunização não é apenas uma questão individual, mas coletiva, fazemos por nós e também como forma de proteção aos demais.
A pandemia de Covid-19 foi um período de sofrimento e perdas, com a retomada das atividades sociais e econômicas sendo possível apenas devido ao avanço da vacinação, porém, mesmo assim ainda há quem duvide da eficácia dos imunizantes. Pode-se dizer que é porque foram feitos rapidamente, mas o que dizer da baixa procura pela vacina contra a gripe, em torno de 30% que levou o Governo Federal a estender a campanha para todos os públicos, não apenas os prioritários como geralmente ocorre?
Ressaltando a relevância da vacinação, cidades tem feito a busca ativa, atuando inclusive de casa em casa em algumas localidades para atender a população. Em Mogi, ações têm sido realizadas em pontos estratégicos e em horários fora do atendimento das unidades de saúde, como tem sido feito, desde ontem até sábado, na tradicional Festa do Divino. A imunização também vai percorrer a zona rural da cidade.
Já que as pessoas não vêm até a vacina, que a vacina chegue até elas, e que elas aceitem a aplicação das doses. Voltamos a repetir, a adesão a vacinação, não apenas contra a Covid-19, agora com a dose bivalente, e a gripe, em tempos de campanha, é importante para a saúde individual e também é fundamental para a saúde de todos.