Em algum momento da vida, todo mundo já sentiu as terríveis cãibras. Elas se caracterizam como contrações involuntárias e bem dolorosas de um grupo muscular ou de um único músculo. As cãibras ocorrem na musculatura estriada, sendo mais recorrente nos músculos posteriores da perna, mas também podem atingir as coxas, pés, pescoço, braços, abdomen, entre outras partes do corpo.

Importante frisar que câimbra é um fenômeno multifatorial, não existe uma única causa. Podemos prevenir câimbras, respeitando o próprio corpo, afinal o excesso nunca é saudável, inclusive de exercícios físicos. Sem dúvida, a hidratação para preservar os músculos juntamente com uma programação de alimentos e alongamentos antes, durante e após exercícios físicos, é uma combinação fundamental.

Embora sejam mais comuns durante ou após a prática de atividades físicas intensas, as cãibras podem ocorrer em diferentes momentos do dia e por motivos variados, que vão desde deficiência nutricional ao uso de medicações. Pessoas que sofrem de doenças, como hipotireoidismo, cirrose hepática, diabetes, varizes e insuficiência venosa também têm mais chances de sofrer cãibras. Em idosos, o problema pode ocorrer devido ao estreitamento das artérias que atuam na irrigação das pernas por conta da aterosclerose.

Já nas gestantes podem acontecer com frequência porque a circulação sanguínea da mulher se torna mais lenta em decorrência dos hormônios característicos da gestação, que elevam o volume de sangue no organismo condição que faz o líquido se acumular nas pernas, gerando inchaços e cãibras.

Evitar essas surpresas dolorosas é possível a partir da mudança de hábitos, o que inclui preparar o seu corpo para se exercitar até acrescentar alimentos específicos à dieta. Não existe um tratamento específico, mas ao se deparar com esse problema, é recomendado tentar manter a calma e iniciar um autocuidado com técnicas de massagem e leve alongamento para ir ao movimento contrário da contratura involuntária, sem forçar.

Dr. Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e presidente do Conselho Municipal de Assuntos da Pessoa com Deficiência (CMAPD)