Atualmente se fala muito em sustentabilidade, e no mundo que deixaremos para as futuras gerações. São ações contempladas em uma sigla que vem ganhando espaço especialmente no mundo empresarial, a ESG (Environmental, Social e Governance), que pode ser traduzida como meio ambiente, social e governança, ou seja, que a atuação das empresas tenha como base o compromisso com o desenvolvimento social e sustentável. O tema, aliás, será debatido amanhã (12) no Polo Digital de Mogi das Cruzes, em evento organizado pela startup Soulcial.
Cada um de nós também tem sua missão nesse processo em busca de um mundo melhor. É urgente fazermos nossa parte para também contribuir para um país cada vez mais sustentável, com respeito ao meio ambiente e com uso eficiente dos recursos naturais, seja por meio da coleta seletiva, ou evitando o desperdício na utilização da água e energia, e também no consumo, uma importante e necessária mudança de hábitos.
E quando falamos de meio ambiente, o que dizer quando vemos notícias de crimes ambientais, como destacamos hoje, com mais de 140 pássaros silvestres resgatados nas cidades de Mogi das Cruzes, Suzano e Ferraz de Vasconcelos. Todos estes animais foram vítimas de maus-tratos, e quem sabe quantos deles não morreram antes que as forças de segurança atuassem? O lucro não pode estar acima da vida de animais indefesos, e infelizmente não são raros os crimes ambientais na região. Que todos sejam devidamente punidos.
Por outro lado, destacamos hoje também o lançamento de uma iniciativa da Prefeitura de Mogi em parceria com empresas para a coleta de vidro para reciclagem. A sustentabilidade, segundo o prefeito Caio Cunha é um dos pilares de sua gestão, e assim deve ser em todas as cidades, Estados e também no governo federal. Compromisso que deve se estender para a iniciativa privada e para a sociedade de forma geral.
Cada um fazendo a sua parte certamente teremos um mundo mais sustentável, talvez não para as gerações de hoje, mas para um futuro muito mais verde e promissor que acolha a todos.