Um dos setores mais pujantes do país, a Indústria comemora nesta quinta-feira, dia 25 de maio, o seu dia, mas ainda são muitos os desafios para que o segmento tenha o merecido destaque e os sinais de retomada se consolidem. O momento é positivo, como destaca o diretor regional do Ciesp, José Caseiro, em entrevista nesta edição em alusão à data. O número de empregos criados volta a crescer, assim como os resultados de importações e exportações se mostram mais favoráveis às indústrias da região.
Após vencermos questões sanitárias como a pandemia de Covid-19 que prejudicou toda a economia nos últimos anos, graças a vacinação em massa, é preciso vencer o desafios que a própria economia brasileira impõe, como a alta carga tributária e a necessidade de políticas que fomentem a pesquisa e a inovação, assim como a importante qualificação da mão de obra para que tenhamos um setor ainda mais produtivo e competitivo.
Quando a Indústria tem melhores resultados, todos os outros setores são beneficiados. Um novo emprego em uma indústria significa mais compras nos setores de comércio e serviços, o que em um círculo virtuoso de um mundo ideal também se transforma em crescimento para os mais diversos empreendimentos, de todos os portes.
Temos vistos números positivos nos resultados recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) não apenas da indústria, mas na maioria dos setores no Alto Tietê, o que reforça o otimismo, mas também nos mostra que o caminho é longo para uma recuperação que tenha bases sólidas para um crescimento contínuo.
Certamente ainda estamos longe do mundo ideal, mas seguimos confiantes e unindo forças para o fortalecimento dos diferentes setores da economia, hoje em especial com os olhares voltados para a nossa Indústria, que precisa voltar aos patamares de outros tempos. Nossos votos para que o setor continue sendo um grande empregador de mão de obra - apenas no Alto Tietê são mais de 70 mil colaboradores contratados -, possa também voltar a fazer grandes investimentos, e cada vez mais contribuir para o crescimento de nossa região.