Sempre que pensamos na elevada carga tributária do país, ainda mais evidente em tempos da declaração do Imposto de Renda, que tem prazo final de entrega em pouco menos de um mês, a palavra que deveria vir a mente é contrapartida. O que temos de retorno diante da elevada taxação de produtos e serviços, que tanto oneram os contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas?
Vivemos momento de extrema insegurança, que saíram das ruas e invadiram as unidades escolares. Ações vão sendo feitas pelas prefeituras, forças de segurança se mobilizam, mas ainda estamos longe de uma segurança que nos leve a outros patamares, de uma mínima sensação de segurança, que alcance principalmente os ambientes escolares e também nas ruas, onde os casos de roubo e furto vem crescendo, como mostram os números recentes da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Pensando nas escolas, outro problema urgente é qualidade do ensino oferecido nas unidades públicas, será que está a altura do que necessitam nossas crianças e jovens? Nossos professores têm sido devidamente valorizados e capacitados para um mundo moderno, digital e mais dinâmico? A resposta que vem a mente é um sonoro "não" para as duas perguntas, já que não é bem o que temos visto, com escolas e estudantes com desafios ainda para o acesso a uma internet de qualidade, como prepará-los para os novos tempos.
Também na saúde, os desafios são muitos na rede pública. Horas de espera, médicos nem sempre com a atenção focada nos pacientes, por isso os elogios da população a programas como o Mais Médicos, que trazem profissionais mais interessados para regiões mais distantes, e ainda os exames e procedimentos com agendamentos para meses. Há muito trabalho pela frente para os gestores municipais, estaduais e a União também, para que os recursos vindos de nossos impostos sejam devidamente aplicados e retornem para quem é de direito, e especialmente para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade e precisam ser abraçados pelo poder público e pela sociedade. E assim nosso país seja para todos!