Há coisas que o individuo faz por grande influência da sociedade e acaba tendo uma mente alienada e não consegue se libertar. A influência da política, principalmente a política social trás dissabores a vida individual e familiar. A hipocrisia das teorias políticas impõe sofrimentos aos indivíduos. Como escapar das imposições e viver em liberdade? São desafios para todos que desejam uma vida honesta.

O homem deve trabalhar sempre para ampliar as finalidades da vida e cooperar para que a sociedade se desenvolva com nobreza e cumpra missões justas. A sociedade é simplesmente artificial? Não! É uma realidade, mas sempre há nos governos atitudes e impulsos que são inconscientes e levam o homem à destruição. A riqueza, o poder e a imoralidade traz complicações e acabam por diminuir o crescimento de uma nação e dos povos. Entre todos os povos existem vadios, vagabundos e oportunistas, demagogos e agitadores políticos que não percebem e não colaboram para uma vida elevada. É o comportamento da grande maioria que ao invés de crescimento ajuda na destruição das famílias, da vida em sociedade e empobrece a nação.

As pessoas são iguais em direitos e deveres, mas nem sempre estas regras são respeitadas até mesmo pelos governos. Deveria haver aplicações corretas e eficientes das questões econômicas, mas o egoísmo está acima de tudo. A carga de impostos afeta de maneira destrutiva a todos. Assim ainda temos a ignorância, superstições, ódios e racismos que provocam sofrimentos aos inocentes. Adquirir conhecimentos e uma educação elevada mudaria completamente o comportamento da sociedade.

O homem inteligente e experiente pode trazer resultados e colaborar para o desenvolvimento dos segmentos sociais. As tecnologias avançam, os costumes mudam a cada instante, mas a moralidade e a ética vão ficando para traz. Ou as sociedades se transformam em comportamentos e atitudes ou será o início de uma profunda decadência de todas as nações. Este planeta é maravilhoso, então distribua o seu amor para os semelhantes.

Olavo Arruda Câmara é professor, advogado, Mestre e Doutor em Direito e Política.