Por toda parte o pedido se repete por mais segurança seja nas ruas para o combate a furtos e roubos, seja nas escolas em virtude dos últimos ataques. Vemos a mobilização das forças de seguranças, das prefeituras, do Legislativo e da sociedade de forma geral na discussão do tema e a grande expectativa é por ações efetivas. Anteontem forças de segurança de Mogi das Cruzes se reuniram com representantes do comércio para debater a segurança na região central, alvo de inúmeras reclamações.
A cobrança é por ações que proporcionem uma sensação mínima de segurança, para que todos possam seguir tranquilamente sua rotina nas escolas, nas ruas, nos estabelecimentos comerciais, em toda a parte. O reforço da segurança, com aumento do efetivo tanto nas Guardas Municipais como nas forças estaduais, é fundamental, como temos destacado aqui, mas precisamos ir além do monitoramento, da repressão, e trabalharmos a prevenção a esses tipos de ocorrência.
Um trabalho preventivo que, no caso de roubos e furtos, cabe às forças de segurança, e vemos ações como o investimento de Mogi das Cruzes na substituição de câmeras de monitoramento, os totens, que, como pleteiam os vereadores, precisam ser ampliados. O reforço do efetivo e do monitoramento, certamente, inibe a ação de criminosos.
No caso das escolas, o apoio psicológico, anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas, entre outras ações, também se mostra importantíssimo nesse momento. Uma contribuição não apenas para casos de bullying e conflitos internos, mas para que os alunos voltem a se sentir seguros no ambiente escolar. Sem a expectativa de um novo ataque, fomentado pelas fake news e postagens nas redes sociais, como os que se referem ao dia 20 de abril, data que lembra um massacre em uma escola americana.
É preciso ficar atento ao que crianças e adolescentes têm acesso na internet, no que compartilham e recebem pelas redes sociais. O que vale para todos nós, estimulados por alardes de informações desencontradas como ocorreu em uma escola de Suzano nesta semana. Toda informação deve ser checada, e verificado o seu conteúdo e sua origem.