Como temos repetido neste espaço nos últimos dias, a grande preocupação hoje está na segurança. Claro que há demandas importantes em todas as áreas, mas é a segurança, ou melhor, a falta dela que levou para longe, por exemplo, a tranquilidade rotineira de deixar os filhos na escola e partir para outras atividades.

Nas cidades, no Estado e também no governo federal, vemos importantes ações sendo tomadas, como o anúncio de scaners que serão usados em visitantes de escolas de Suzano, e o início das atividades do Grupo de Trabalho para Segurança nas Escolas, criado por Mogi das Cruzes. Mais ainda é longo o caminho para o resgate da sensação de segurança que as escolas sempre inspiraram. 

Trazemos nesta edição também a segurança em outras frentes, melhorada pela iluminação pública com uma manutenção efetiva, o que contribui para aumentar a sensação de segurança nos bairros, como tem ocorrido em Suzano. A modernização dos sistemas também avança pela região, com cidades investindo na troca por lâmpadas de led. Em março, a Prefeitura de Itaquaquecetuba afirmou que já são mais de 10 mil instalações de led, atendendo 23 bairros. Em Mogi, apenas o distrito de Jundiapeba teve 94 vias beneficiadas com modelos led.

E seguimos por outra vertente também importante com a abertura das inscrições para o Simpósio de Trânsito e Segurança Viária, previsto para a próxima semana em Mogi. O evento vai dar o pontapé inicial da campanha Maio Amarelo, entre outras ações focadas na educação. Também é importante nos sentirmos seguros ao transitar pela cidade, sejamos motoristas ou pedestres, mas é preciso um reforço continuo, relembrando a cada dia a responsabilidade de cada um consigo próprio e com os outros que compartilham das vias da cidade. Sem falar da melhora na estrutura das vias, tão urgente e necessária. 

Os desafios são gigantes em todas as frentes quando o assunto é segurança, e requerem principalmente investimentos em modernização, tecnologia, como também na redução das desigualdades, no desenvolvimento da empatia, de uma sociedade que abrace a todos.