No último domingo (2) foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, que marca a campanha Abril Azul. Sabemos a importância de recordar datas como estas por ainda haver muito preconceito e desafios para uma melhor qualidade de vida para pessoas que são diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA).
A falta de conhecimento sobre o autismo pode gerar nas pessoas o preconceito, e com o "Achômetro", a certeza de que uma criança ou o adulto que recebeu o diagnóstico de transtorno de espectro autista não podem ser incluídos, deixando de observar as qualidades que cada indivíduo possui e as adaptações que podem ser feitas para que todos ocupem os devidos espaços na sociedade de forma geral, desde as escolas até no mercado de trabalho. A incapacidade de pessoas com TEA é um preconceito a ser combatido.
Pensando nisso, percebemos como a inclusão se torna um assunto tão importante, e precisa ir além da vaga assegurada no ensino regular, é preciso uma inclusão real com o devido acompanhamento.
Em referência a data, temos ações importantes na região, como em Mogi das Cruzes, onde a Prefeitura preparou uma programação especial com atividades ao longo do mês, como o Piquenique Azul nesta quarta, e a Olimpíada Azul, a partir da próxima semana, entre outras ações para trazer compreensão à toda população a respeito do TEA.
O tema inclusão já está na pauta há alguns anos, porém, os resultados práticos são muito lentos. Voltando às escolas, por exemplo, há falta de estrutura, tanto nas unidades quanto no que se refere aos profissionais da Educação, que precisam ser capacitados para trabalhar com este público.
Podemos ir um pouco mais além, já que março foi o Mês das Mulheres, e há mudanças positivas, mas ainda é fácil notar que os direitos não são iguais. Ou então nas questões raciais, com os negros ainda precisando lutar muito para conseguir uma contratação, principalmente em cargos de liderança.
O fato é que precisamos evoluir e fortalecer a empatia e, ao poder público, cabe ampliar os projetos que garantem mais diretos a todos.