Empreender se tornou uma opção para um grande contingente de brasileiros que foram desligados do mercado formal de trabalho, principalmente nos períodos mais duros da pandemia de Covid-19. É o que se chama de empreendedorismo por necessidade, que pode estar combinado àqueles que enxergam uma nova oportunidade de negócio ou não.

A roda da economia gira com o empreendedorismo, que vai além dos grandes negócios ou do mercado de tecnologia, com as startups, abrangendo também qualquer pequeno negócio, como quem início a venda de produtos alimentícios ou oferece serviços no ramo de beleza.

Potencial mostrado também em quem inova na própria empresa ou instituição em que atua, seja no poder público ou na iniciativa privada, o que é chamado de intraempreendedorismo. E inovar também não é só tecnológico é a busca por novas soluções e a oferta de melhores serviços, por exemplo.

Para quem tem um pequeno negócio, há facilidades para a formalização com a opção de se tornar Microempreendedores individuais (MEIs), e com o pagamento reduzido de impostos, ter acesso a algumas garantias oferecidas pelo Estado. Um levantamento recentemente da reportagem do Mogi News/Dat, divulgado no início de fevereiro, mostra que mais de 100 mil moradores das cidades de Suzano, Mogi das Cruzes, Poá e Itaquaquecetuba são microempreendedores, um aumento de quase 70% em relação a 2019.

Pensando nesse cenário, cabe também ao poder público, especialmente às cidades criar condições favoráveis para que o empreendedorismo ganhe cada vez mais força, especialmente quando tem foco no vislumbre de novas oportunidades de negócios, investindo, por exemplo, na desburocratização e no acesso facilitado a empréstimo, com programas de microcrédito como o Banco do Povo, parceria entre o governo do Estado e prefeituras.

Destacamos na edição de hoje, o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), que classifica Mogi, Suzano e Itaquá entre as 101 melhores para empreender. Mais um referencial que eleva o Alto Tietê, mostrando seu potencial para crescer ainda mais, gerando novas oportunidades para seus habitantes.