Um viva às mulheres que, em seus múltiplos papéis, vêm se destacando nos espaços que ocupam, na luta pelos direitos que ainda lhes faltam e na representatividade em inúmeros setores, sobretudo, nos que eram, até então, majoritariamente masculinos. Na área educacional, elas são maioria. Para se ter uma ideia, 80% dos professores da Educação Básica, ou seja, mais de um milhão e meio dos profissionais desse setor, são do sexo feminino. No ensino superior, tanto na rede privada quanto pública, também são as mulheres que dominam, representando 45% dos 397 mil docentes universitários.
São dados apontados pelo Censo Escolar, que evidenciam, ainda, que tanto no papel de educadoras, como, também, educandas, elas se destacam. As mulheres ocupam hoje mais da metade do número de inscritos nos cursos de graduação, representando 57% dos alunos matriculados, o que demonstra sua determinação para se profissionalizar em diferentes ocupações e usufruir de um dos principais direitos conquistados, o do acesso à Educação.
Isso porque, no período colonial, o estudo era destinado aos meninos. Após a Independência do Brasil, em 1822, que as meninas passavam a ter acesso à escola, de forma limitada e com conhecimentos alusivos ao cuidar da casa e da família. Com o passar dos anos, o olhar educativo a esse público foi ampliado. Hoje, cada vez mais qualificadas - cognitivamente e, sobretudo, humanamente -, elas vêm se profissionalizando em inúmeras áreas.
A maternidade e a desigualdade na divisão das tarefas domésticas são fatores que tornam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal desafiador às mulheres. Mas elas são persistentes, buscam sua constante evolução. Afinal, a luta por igualdade e equidade - para a garantia de cargos, salários, reconhecimento, oportunidades e representatividade - é contínua. E não só na Educação, como, principalmente, pela Educação.
Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta.