No clima de encerramento de ano e celebração, Mogi das Cruzes fecha 2025 com um presente especial para a população: um novo portal monumental que passa a integrar a paisagem urbana e valorizar a identidade mogiana. A obra, assinada pelo escultor mogiano Rodrigo Bittencourt, começou a ser instalada em 1º de setembro - dia do aniversário de Mogi, e marca mais um capítulo de arte, cultura e pertencimento para a cidade.
O Portal de Mogi das Cruzes, confeccionado inteiramente em aço inox, é o maior projeto já realizado pelo artista no município. Com mais de 20 metros de largura e sete metros de altura, o monumento está instalado na Avenida das Orquídeas e reúne, além do letreiro com o nome da cidade, seis esculturas integradas que representam características marcantes de Mogi: a Serra do Itapeti com a Cruz do Século, o Polo Industrial, o Torii que simboliza a forte presença da comunidade nipônica, a Educação, o Voo de Parapente em referência ao Pico do Urubu e a tradicional Festa do Divino Espírito Santo.
Para Rodrigo Bittencourt, a obra reforça o papel da arte nos espaços públicos. "Quando colocamos um monumento em um espaço aberto, democratizamos a arte e a tornamos acessível para todas as pessoas. É uma escultura feita para permanecer por muitos anos, pela durabilidade do aço inox, e que representa a identidade de Mogi", destaca o artista.
O projeto é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio das empresas Rinnai, Höganäs e Hud, e produção de Roberta Regato.
Como apoio, a empresa Fact Locação de Equipamentos, por meio do projeto Adote uma Praça, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, assumiu o paisagismo do entorno da obra, contribuindo para a valorização do espaço urbano e para a integração do monumento ao ambiente da cidade.
Trilhando os mesmos caminhos do pai, o também escultor Lucio Bittencourt, porém, com estilo notavelmente diferente, Rodrigo especializou-se na criação de esculturas monumentais que materializam a identidade cultural dos locais onde são instaladas.
Atualmente, soma mais de 30 monumentos instalados no Estado de São Paulo e um em Goiás. Em Mogi das Cruzes, este será o décimo, sendo quatro realizados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural). A cidade já conta com as seguintes esculturas: Cavalo Alado, Índio, Mão Divina, Basquete (ProAC), Orquídea (ProAC), Siderurgia Mogiana (ProAC), Rosa (Aldir Blanc), Caminhão Júlio Simões e Associação Comercial.