Nesta quarta-feira, dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher. Mais do que um dia para homenagearmos as mulheres que fazem parte da nossa vida pessoal e profissional, é importante lembrarmos também daquelas que nos trouxeram até onde estamos. Mulheres que se destacaram na ciência, fizeram história nos mais diversos segmentos, trabalharam para conquistar espaços antes apenas masculinos, enfim valorizar o quanto temos avançado na luta pela inclusão de todos.

Os avanços são muitos para as mulheres, mas infelizmente na mesma proporção são os desafios, ainda mais quando se somam ouitros preconceitos como o racismo, o capacitismo (contra a pessoa com deficiência), ou contra pessoas LGBTQIA . Ainda há diferenças salariais significativas, e o pior de tudo, a violência que não dá trégua.

Não são raros os casos de mulheres perdendo a vida apenas por serem quem são, por querem seguir outros caminhos, por recalcular a rota de suas vidas, colocando fim a relacionamentos tóxicos e abusivos.

Também preocupante é um passo antes do feminicídio, a violência que está nas casas das diferentes classes sociais, evidenciada pela pandemia de Covid-19 que nos isolou e forçou a convivência. Violência contra mulheres adultas, contra jovens e também meninas nos primeiros anos de vida. Ainda há homens que se achem superiores, que veem a mulher como algum tipo de "propriedade".

A mudança é urgente e necessária. Precisamos de um choque cultural, que trabalhe a equidade de gênero nas famílias e nas escolas, colocando fim ao machismo enraizado em nosso país, alimentado também por mulheres que, muitas vezes, não conheceram outra realidade, não tiveram abertura para escolher seu próprio caminho. Não se trata de igualdade, mas de equidade, de alcançar o equilíbrio, um ponto comum, respeitando as especificidades de cada um.

A valorização da mulher começa nela própria para chegar aos demais, se estender a toda a sociedade. São muitas as ações a favor das mulheres que ultrapassam as fronteiras do mês de março, que estejamos todos juntos nessa luta.