O dia de ontem foi marcado por várias ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, mas como bem foi lembrado na sessão da Câmara de Mogi é preciso ir além dos presentes e os votos de felicidade pela data, que embora tenham o seu valor, não trazem uma mudança na luta diária travada pelas mulheres das cidades da região, do Estado e do país.
Como bem lembramos ontem neste espaço, a violência é o principal problema, sem segurança, muitas vezes no próprio lar, que será das mulheres nas ruas das cidades? Não se trata apenas de aumento de efetivo, as corporações fazem sua parte, como o excelente trabalho desenvolvido pelas Patrulhas Maria da Penha, vinculadas as Guardas Municipais. Nosso problema é maior, uma herança cultural, um machismo enraizado, que permite aflorar o pior de um homem quando seu desejo é negado, quando o relacionamento é rompido, que se acha no direito de abusar de uma mulher na certeza de sua vulnerabilidade. O investimento em educação e a participação de homens nessa luta pela conscientização do papel da mulher e sua valorização certamente vão trazer frutos em futuro próximo, é pelo que torcemos.
Como destaca a vice-prefeita de Mogi das Cruzes, Priscila Yamagami, na segunda parte de sua entrevista que abre a nova temporada do Café com Mogi News, disponível em formato de vídeo e texto a partir de hoje no Portal News, é preciso que tenhamos mais mulheres em posições de liderança nos diferentes setores e também em suas comunidades, ocupando espaços necessários na sociedade, tendo voz ativa na política, não necessariamente partidária, mas na cobrança por políticas públicas que beneficiem a todos. Como também a participação nos Conselhos, que têm um papel fundamental na garantia de direitos.
Priscila é a primeira vice-prefeita de Mogi em 462 anos. Também temos três vereadoras, que são destaque no Legislativo, mas é preciso alçar voos cada vez maiores, e quem sabe futuramente chegarmos a ter uma prefeita no comando da principal cidade do Alto Tietê. Afinal, não se pode negar que o lugar da mulher é onde ela quiser.