A eleição do deputado estadual André do Prado (PL), na tarde de ontem, para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) deve ser de grande ajuda para a região, trazendo maior apoio do Legislativo para as demandas apontadas pelas prefeituras e de forma conjunta no Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, o Condemat.
Na legislatura atual, que tomou posse ontem, o número de representantes do Alto Tietê foi reduzido pela metade, de quatro deputados passamos para dois nomes. Além de Prado, apenas Marcos Damásio, também do PL, continua como deputado estadual. Rodrigo Gambale que foi parlamentar no Estado no mandato passado, agora está na Câmara Federal e se tornou presidente estadual do Podemos, partido também do prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, e do presidente da Casa de Leis mogiana, Marcos Furlan.
Outro nome da região que deixou a Alesp foi Estevam Galvão, que não se candidatou na última eleição por motivos de saúde e anunciou que deve atuar no Executivo estadual, no governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Assim como os vereadores mogianos fizeram na sessão da última terça-feira, nossas homenagens ao parlamentar por sua contribuição para o Alto Tietê em seus 50 anos de vida pública, sendo vereador, Prefeito de Suzano por quatro vezes, e deputado estadual em cinco mandatos.
Vivemos grandes desafios regionais que requerem atenção do Estado, como os prejuízos causados pelas fortes chuvas dos últimos tempos, que colocou três cidades em situação de emergência - Mogi, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba. E cabe cobrar ações do Executivo, como fizeram os prefeitos durante as visitas do governador à região e na reunião virtual do último sábado com o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab. A expectativa é que haja um encontro presencial nesta quinta-feira.
Porém é preciso que a região recorra também ao Legislativo para o apoio a demandas urgentes e necessárias, e não só no âmbito estadual como federal.