Os números da violência ainda assustam e preocupam a população. Na edição de hoje, destacamos os números de ocorrências registradas nas cidades da região no mês de fevereiro, de acordo com os dados divulgados mensalmente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Apesar da queda apresentada nos casos de roubos e também de homicídios, a sensação de insegurança persiste.
Infelizmente em comparação ao mesmo período do ano passado, verificamos o aumento de casos de furto, principalmente em Mogi das Cruzes. A alta na cidade também abrange o furto de veículos, com um aumento de 60% no comparativo entre fevereiro de 2022 e o segundo mês deste ano. A expectativa é que com ações como o início da operação na última sexta-feira (24) dos totens de monitoramento, espalhados por diferentes pontos da cidade, os criminosos se sintam intimidados e os indicadores tenham uma significativa queda.
Perspectivas positivas também com a chegada de um novo comandante para o Comando de Policiamento de Área Metropolitana Doze (CPA/M-12). O coronel Rodrigo Quintino, com experiência em unidades operacionais e administrativas, assumiu a função na segunda-feira (27). Nossos votos de que faça um bom trabalho e contribua para aumentar nossa sensação de segurança.
Os desafios na área da segurança são imensos, e por vezes parecem obstáculos intransponíveis. Há muito a ser feito para que a segurança não esteja mais no topo das preocupações, como o necessário aumento de efetivo das forças de segurança do Estado para atender uma população que é cada vez maior em Mogi e na região do Alto Tietê.
No Legislativo mogiano, por exemplo, houve pedidos para a implantação de mais distritos policiais abrangendo outras regiões da cidade - hoje apenas em Cezar de Souza, Jundiapeba, Braz Cubas e no centro. Enquanto, a cidade atualmente supera a marca de 500 mil habitantes. Será que quatro distritos são suficientes?
Precisamos que os governantes se movimentem e unam forças para que a segurança seja efetiva e alcance a todos.