Nesta quarta-feira, dia 15 de março, se comemora o Dia do Consumidor, foram muitos os avanços desde o lançamento do Código de Defesa do Consumidor, nos anos 1990. As relações de consumo vêm evoluindo, garantindo os direitos para quem adquire um produto ou serviço. Mesmo assim, as reclamações contra empresas sejam privadas ou concessionárias de serviços públicos ocorrem com frequência. É preciso estar atento ao que é cobrado, aos juros de cada contrato e compra, tudo deve ser considerado e avaliado pelo consumidor.

Para prestar atendimento a todo consumidor que encontre problemas ou dúvidas no mercado de consumo e também fiscalizar fornecedores, estão aí as unidades do Procon que prestam um serviço importante para a população de alerta e orientação. Em destaque na edição de hoje, os Procons de Mogi das Cruzes e da cidade de Suzano, que programaram ações especiais em referência a data para levar a informação até o consumidor, na forma de atendimento fora das unidades, bate-papos e palestras.

A atuação do Procon é fundamental no apoio ao consumidor e também na relação com os fornecedores de produtos e serviços, que precisam ser orientados sobre o que pode ou não no trato com o cliente. Aproveitamos para parabenizar as equipes de profissionais dedicados desses órgãos.

Outro ponto importante nesta data é o alerta para golpes, como os sites criados apenas para lesar quem navega sem atenção pelo mundo digital, e também vemos com gravidade as ações criminosas com foco em aposentados e pessoas idosas em geral, aproveitando-se, por vezes, de sua falta de conhecimento do mundo digital e da credulidade no que lhe é oferecido. Fica o alerta para não passar qualquer informação e senhas para pessoas estranhas, mesmo que identificadas com uniformes de empresas públicas e privadas.

O Dia do Consumidor é um momento de celebrar conquistas, mas também de conscientização e atenção para evitar prejuízos, com cobranças indevidas, dificuldades na troca de produtos, no cancelamento de serviços e golpes, entre outros.