Ainda que a doença siga presente e que o uso máscara continue sendo recomendado, viveremos em 2022 nosso primeiro Natal sem as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. E a partir dessa nova realidade, o comércio da região, assim como o de todo Brasil, está otimista e com boas expectativas de venda para esse final de ano.
As associações e entidade ligadas a setor esperam um crescimento de 20% nas vendas em comparação com 2021. Diversos fatores impulsionam esse cenário mais positivo, entre eles uma maior sensação de segurança por parte do consumidor em ir para as ruas fazer suas compras presencialmente. Com o avanço da vacinação contra a Covid, mais pessoas circulando e sem qualquer limitação de lotação nas lojas, a tendência é ver os centros comerciais cheios até o Natal.
O recebimento do 13º salário, as promoções de Black Friday e uma leve queda da inflação recentemente também contribuem para a alta aguardada pelo comércio e esse respiro não poderia vir em melhor hora. Com boas expectativas, a criação de novos empregos é uma consequência inevitável e que deve ser comemorada. Após tempos difíceis, com desemprego e dívidas em alta, ter mais pessoas empregadas, ainda que temporariamente, é uma necessidade.
Na região, a expectativa do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Mogi das Cruzes e Região é que sejam criadas até 2,1 mil vagas, sendo que 70% desse volume já foi preenchido.
Com um comércio forte, uma economia mais equilibrada e a inflação controlada, uma realidade que ainda não alcançamos, mas que trabalhamos para isso, teremos condições de respirar mais aliviados.
É certo que esse será mais um Natal das "lembrancinhas", que os presentes mais caros serão exceção e não regra. Não será nesse final de ano que o comerciante conseguirá "sair do vermelho", aumentar consideravelmente sua receita a ponto de fazer novos investimentos, como expandir seu negócio. Mas é certo também que tanto o lojista quando o consumidor estão mais esperançosos e que a "luz no fim do túnel" começa a ficar mais forte para todos.