O sonho do hexa acabou para o Brasil! Na disputa por pênaltis, nossa seleção perdeu a vaga na semifinal para a Croácia na Copa do Catar. Mais do que perder a chance de conquistar a sexta estrela inédita no mundial, os brasileiros perderam a oportunidade de viver um momento feliz e de união extremamente necessário para o país.

É claro que um título mundial não mudaria nossa situação social e econômica, não reduziria nosso desemprego, não colocaria comida na mesa do brasileiro. Não se tratava de "pão e circo" para a população, mas sim de resgatar um sentimento de amor pelo Brasil, um amor independentemente de ideologia, posicionamento político ou condição social. Se tratava de uma alegria que nosso povo merecia e precisava.

Estivemos muito perto da vitória. Após ficar no zero a zero no tempo normal, o gol do Brasil saiu no fim do segundo tempo da prorrogação de uma bela jogada do craque Neymar. A felicidade durou pouco. Minutos depois o jogador croata Petkovic marcou em um contra-ataque e a vaga precisou ser disputada nos pênaltis. Nas cobranças não levamos a melhor e perdemos por 4x2.

A tristeza dos jogadores após a derrota era visível, assim como o silêncio da torcida em todo Brasil, a exceção de alguns poucos brasileiros que decidiram comemorar com fogos de artifício a derrota da seleção, demonstrando uma insatisfação que, sem dúvida, não tinha relação com o futebol e que também não precisava ser externada naquele momento.

Nossos jogadores choraram em campo pois sabiam que o título seria importante para suas carreiras, para a alegria dos brasileiros e para fortalecer nossa união como nação.

A vitória não veio mais uma vez. Não será no Catar que vamos comemorar o hexacampeonato, mas também não será a derrota nas quartas de final que irá nos abater.  

O povo brasileiro sabe "dar a volta por cima" como poucos e daremos mais uma vez. Um novo ano se aproxima e junto com ele novas oportunidades de aprendizado. É hora de focar em 2023 e gastar nossa energia mentalizando e trabalhando por dias melhores.