Cresce o oportunismo político. A desorganização da sociedade brasileira é crescente. Os dirigentes políticos têm grandes responsabilidades na condução do povo, orientando e dando exemplos. As camadas sociais que podemos chamar de "os debaixo", sempre segue os bons e os maus exemplos dados pelas camadas superiores. Assim, não se pode permitir que a Classe A, os mais letrados, os intelectuais, a classe política e empresária deem maus exemplos.
As conquistas tecnológicas de nossa época correram muito à frente do discernimento moral e da evolução espiritual. Hoje existem muitas personalidades desenvolvidas que antes, mas infelizmente ainda são poucas, proporcionalmente, para combater o maior número de pessoas amorais e espiritualmente subdesenvolvidas que têm acesso às chaves das forças da natureza por meio da ciência.
Há saída para os problemas da atualidade? Como fazer a transição das massas para um plano superior de consciência? Eis o principal desafio, pois precisamos de mentes evoluídas e desapegadas das vaidades.
Imaginem quando pessoas de mente superior ingressar na política com objetivos exclusivamente humanitários e espirituais. É uma utopia, mas não se pode deixar de pensar no amanhã. Trabalhar para eliminar a ignorância, o ódio, a malícia e a suspeita. É possível que dos candidatos a presidência da República nas eleições deste ano, tenha alguém com mente elevada? A intolerância que permeia a sociedade brasileira é assustadora. Um conjunto de maldades ligado aos dissabores e desilusões de grande parte da sociedade.
Como instalar em cada município um caminho de luz, cultura e bem estar? Os grupos criminosos estão cada vez mais organizados, mas as principais instituições da nação estão decaídas. Caso você acredita que é possível instalar um mundo melhor, faça sua parte no sentido de corrigir as condições que se opõem as finalidades nobres dessas organizações e dessas personalidades. Que a paz reine no Brasil.
Olavo Câmara é advogado, professor, Mestre e Doutor em Direito e Política.