Uma criança de 6 anos foi brutalmente assassinada pela própria mãe em Salesópolis. O crime que chocou a região do Alto Tietê no último final de semana, confirma os estudos sobre as mortes violentas de crianças e adolescente registradas nos últimos 5 anos. De 2016 a 2020, 35 mil crianças e adolescentes foram assassinados no Brasil, uma média de 7 mil por ano, é o que revela estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgado em 2021. O número de casos é considerado extremamente alto em comparação com os EUA, que tem cerca de três mil mortes de crianças e adolescentes por ano.

Alguns afirmam que o isolamento social na pandemia do coronavírus (Covid-19) contribuiu para atos de agressão e violência, como este caso registrado em uma cidade tão pacata como Salespolis, outros apontam que o aumento da circulação de armas contribuiu para a crescente das mortes na primeira infância.
Crimes assustadores têm ocorrido, muitas das vezes dentro de casa, um lugar que deveria ser de segurança, acolhimento e conforto. O fato é que estamos a cada dia vivenciado muitos casos de violência doméstica contra crianças. O Brasil sofreu com o caso de Isabella Nardoni arremessada do sexto andar de um apartamento, do pequeno Henry Borel que morreu vítima de agressão. Ou de Eduarda Shigematsu que foi morta em 2019. Os principais suspeitos desses crimes? Pais, mães e avó.

A reflexão que o jornal Mogi News/Dat quer trazer nesta semana e principalmente neste mês de outubro, data em comemoração às crianças, são os quadro de maus-tratos e abuso sexual, muito ligados à violência doméstica. A violência atinge toda a sociedade, pois crianças pobres e ricas sofrem com as agressões. Ter uma sociedade e a famílias violentas geram adultos cada vez mais agressivos. Agredir uma criança é o estágio inicial de um círculo vicioso de violência. Uma das principais consequências da violência cometida pelos pais é que as crianças vão, pouco a pouco, associando as agressões. O futuro, se as gerações continuarem nesse nível, terá consequências desastrosas para a sociedade.