O joelho, diferente do que muitos pensam, não é uma articulação propriamente dita, mas sim um complexo articular, por se tratar de um conjunto formado por duas articulações dentro de uma mesma capsula articular, e que possuem uma relação em comum quando pensamos na mobilidade do complexo.
O joelho é uma das articulações mais exigidas. Localizado no membro inferior, constitui na conexão entre os ossos da coxa e da perna.
A cartilagem do joelho desgastada é um problema conhecido também como a condromalácia patelar ou síndrome da dor patelofemoral, é algo que todos nós estamos sujeitos a enfrentar. Uma das cartilagens do joelho é o menisco, as lesões no menisco costumam causar dor e podem ser uma das causas do desgaste da cartilagem.
A cartilagem é um tecido conjuntivo bem resistente e flexível presente em várias partes do corpo. No joelho, ela serve para evitar o atrito entre ossos e as articulações, além de dar suporte para que os ossos e outros tecidos permaneçam em seus lugares.
Apesar da sua resistência, não é preciso muito esforço para danificar a cartilagem, pois isso faz parte de um processo natural. A cartilagem não apresenta um poder muito grande de cicatrização, pois ela não contém vasos sanguíneos, que são um dos grandes responsáveis pela recuperação de lesões.
Quando praticamos qualquer tipo de atividade física, ocorre à degradação parcial da cartilagem, que é reconstruída após o fim do exercício. Porém, nem sempre temos as condições para que a reconstrução seja satisfatória. Por isso, além de ter uma conduta fisioterapêutica funcional, é importante fazer uso de algumas suplementações que irão auxiliar na reconstrução da cartilagem, sabendo que o joelho é uma articulação com pouco aporte sanguíneo, sendo assim, devem sempre preparar o corpo e o joelho, antes das atividades exercidas, desta maneira poderão evitar lesões mais severas e caso inicie no joelho processo de inflamação e dor localizada procurar fazer um tratamento imediatamente com profissionais da saúde especialistas.