Com a queda da temperatura é possível perceber que nosso corpo necessita de aquecimento para suportar o frio. Existe o frio artificial por ocupação laboral, na grande maioria das vezes, o risco físico frio estará presente em locais resfriados artificialmente, alguns deles são as câmaras frigoríficas, câmaras de resfriados.
A principal consequência do frio é a hipotermia, que é quando nosso organismo perde calor mais rápido do que pode produzir, levando a uma temperatura perigosamente baixa. É nessa hora que muitos devem estar perguntando: qual é a temperatura ideal para o corpo? E quando sei qual temperatura é de médio a alto risco na hipotermia? As respostas para essas dúvidas são: a temperatura deve ser de 36°C a 37,5°C, quando apresentar 35°C, início da hipotermia com sintomas de apatia e fortes calafrios, quando ocorrer uma queda ainda maior para 30°C a atividade do coração é drasticamente reduzida perdendo, totalmente o raciocínio por falta de oxigenação cerebral. Se a temperatura do corpo atingir 20°C irá ocorre paralisações das funções corporais até cessar as atividades do coração e cérebro. Como podemos observar a exposição às baixas temperaturas pode levar a óbito.
Além da hipotermia, temos outras consequências da exposição ao frio intenso, como por exemplo, as doenças respiratórias e a "vasoconstrição" (contração dos vasos sanguíneos) que reduz o fluxo de sangue para a pele, causando "roxeamento".
As lesões produzidas pela ação do frio afetam principalmente as extremidades e áreas salientes do corpo, como pés, mãos, face e outras. O famoso termo "tremendo de frio" é uma reação do organismo, que busca gerar calor através dos movimentos de vibração. Importante saber qual será sua exposição ao frio para saber como deverá se precaver e usar roupas e EPI'S adequados e sempre executar uma preparação do corpo como um pré-aquecimento físico independente da atividade que irá executar seja esportiva ou laboral essa conduta poderá evitar inúmeras lesões.