A avenida das Orquídeas foi inaugurada ontem, em Mogi das Cruzes, com a presença dos prefeitos de Mogi, Marcus Melo (PSDB), de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL) e do governador João Doria (PSDB), além de outras autoridades. A via promete ser uma saída para desviar do trânsito pesado de caminhões que passam pelo centro das duas cidades. No final, a ideia é que a avenida das Orquídeas, que faz parte do corredor Leste-Oeste, faça a ligação para o Trecho-Leste do Rodoanel Mario Covas (SP-21), na divisa de Suzano e Poá. Mais regional, impossível.
O projeto é antigo e já havia sido cogitado por outras administrações que passaram por Mogi e Suzano, entretanto, algo fundamental para saber como seria o funcionamento da via faltou ser elaborado: a quantidade de veículos que devem passar pela nova pista.
Tendo esses números na mesa fica mais fácil organizar a construção da via, incluindo aí as fundações. Se uma rua é projetada para receber certa quantidade de veículos, mas acaba recebendo mais, ela pode não suportar o peso e começará a ceder e a apresentar outros problemas. Quando se imagina que caminhões podem utilizar mais determinada avenida do que veículos mais leves, esse problema pode se tornar ainda maior.
Outro ponto que merece atenção quanto à estimativa de veículos é em relação às propriedades próximas à nova via. Um grande fluxo de tráfego, que antes não estava previsto no projeto executivo, poderá gerar vibração nos imóveis e em vias locais, resultando em rachaduras e buracos que podem colocar em risco a integridade de propriedades.
Pelo lado de Suzano, na avenida Jorge Bei Maluf, ainda há fábricas, com caminhões estacionados em ambos os lados, dificultando a passagem de outros veículos. O asfalto nesse trecho não chega a ser esburacado, mas possui desníveis na pista, dada a grande quantidade de veículos pesados que transitam no terreno.
O que se espera que seja uma grande solução para ajudar a desafogar o tráfego nas duas cidades, pode trazer alguns problemas posteriores, uma vez que a estimativa de veículos que passarão pelo local não foi calculada.