A mudança de clima repentina é o cenário perfeito para a proliferação de doenças respiratórias, como a gripe Influenza e H1N1, porém, as baixas temperaturas não são a única preocupação quando o assunto é prevenção de doenças. O sarampo, por exemplo, voltou a assustar o Alto Tietê, com os casos recentes em Itaquá e Suzano, além da contaminação de uma moradora de Guarulhos que estuda em Mogi das Cruzes.
Por isso, não custa relembrar a importância de um projeto aprovado em abril deste ano, na Câmara de Mogi, que obrigará a apresentação da carteira de vacinação atualizada dos estudantes das escolas municipais e particulares instaladas no município. Quando o responsável pelo estudante realizar a matrícula ou rematrícula será necessário apresentar a caderneta de vacinação renovada. O objetivo é cobrar os pais dos alunos em relação à atualização da caderneta, a fim de minimizar o risco de contágio das doenças que podem ser controladas com o uso das vacinas.
As campanhas que são realizadas nas cidades do Alto Tietê, assim como na maioria dos municípios brasileiros, são importantes, mas não devem ser a única medida preventiva. É preciso criatividade e boa vontade para minimizar cada vez mais o contágio de doenças. Afinal, os benefícios serão imensos em longo prazo. É preciso pensar em diversas maneiras para se reduzir o número de casos de doenças infecciosas, uma vez que a transmissão será diminuída.
Além disso, o efeito dominó beneficiaria também as unidades de saúde - muitas vezes não preparadas para atender a alta demanda - que ficariam menos lotadas, resultando em menos pessoas hospitalizadas. Isso sem contar que a prevenção bem feita também ajuda as famílias na redução de gastos com medicamentos, menos mortalidade e, por último, mas não menos importante, na erradicação de doenças.
Apenas com planos bem elaborados e boa vontade do poder público será possível melhorar esse quadro. Já no final de 2020, essa ação em Mogi que obriga a apresentação da caderneta no ato da matrícula, certamente já trará resultados positivos para a cidade.