O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou o pedido, no início de maio, para a mudança do nome do Partido da República (PR) para Partido Liberal (PL), legenda que foi fundada pelo falecido deputado federal Álvaro Valle (1934-2000) em 1985. Nascido após divergências pela herança política da extrema direita, posterior ao fim do bipartidarismo, o partido construiu uma ideologia com base no liberalismo social e fez oposição à onda mais de centro-esquerda representada pelo PMDB quando o partido ocupou boa parte dos cargos executivos no país.
Atingiu o auge político em 2002, ano no qual, após frustradas tentativas de compor com o PSDB do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, deu uma guinada histórica ao colocar o nome do empresário José Alencar (1931-2011) como vice na chapa do vitorioso PT, de Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta época, o PL já tinha como presidente o ex-deputado federal mogiano, Valdemar Costa Neto, que dirigiu o partido entre os anos de 2000 e 2006, sucedendo o fundador Álvaro Valle, até pedir afastamento por suspeita de corrupção no Mensalão.
Dessa influência política, surge uma forte ligação do PL com o Alto Tietê. Atualmente, das dez cidades que compõem a região, Guararema, Salesópolis, Poá e Suzano são dirigidas respectivamente por Adriano Leite, Vanderlon Oliveira Gomes, Giam Lopes e Rodrigo Ashiuchi, todos filiados à legenda. Além deles, a representatividade dos liberais aumenta com os deputados estaduais, Marcos Damasio e André do Prado, e os federais Márcio Alvino e Katia Sastre. O diretório nacional do PL é comandado hoje por José Tadeu Candelária, fiel escudeiro do clã Costa Filho desde a década de 1970, quando iniciou carreira política.
Ao trocar a sigla de PR para PL, o partido retorna às suas origens de centro-direita, o que pode, inclusive, facilitar uma aproximação com o PSL do presidente Jair Bolsonaro. A maior dificuldade, porém, é apagar a imagem negativa de envolvimento em corrupção e de acordos políticos à base de troca de influências. O resultado dessa manobra só o tempo e as urnas poderão revelar.