Há boas notícias na área da Educação para o Alto Tietê. De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgado na semana passada, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de Mogi das Cruzes e de Poá tiveram um bom desempenho na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018. A unidade mogiana, Etec Presidente Vargas, figura em 11º lugar no ranking nacional das melhores escolas, enquanto a de Poá ocupa a 30ª posição. Em nível estadual, a lista tem também o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), de Suzano, que aparece em 5º lugar dentre as melhores escolas públicas do Estado.
De uma forma geral, os especialistas em educação não veem com bons olhos os rankings formados para classificar as instituições de ensino, atribuindo a estas listas um caráter comercial, que pode simplesmente ter o sentido de promover as mais bem classificadas. Esse argumento fica mais apropriado quando se trata de escolas privadas. As unidades públicas não precisam, necessariamente, buscar recursos para sua manutenção, mas, sim, apresentar resultados positivos para comprovar a eficiência. É o caso das Etecs e dos institutos federais. A boa performance dá um status importante às escolas e as projetam dentro de um cenário pouco promissor no ensino brasileiro.
Ganha importância também porque o momento é crítico para a Educação. O governo Bolsonaro não demonstrou a devida atenção ao setor e está mais desmontando uma estrutura sólida do que construindo um plano futuro. Sem sucesso, trocou ministro e dispensou profissionais experientes de cargos de confiança, confundindo ideologia partidária com metodologia científica. No Estado, o governador João Doria (PSDB) tem sido menos infeliz. Promoveu uma faxina nos postos de direção das Delegacias de Ensino com a promessa de profissionalizar o setor. Ao mesmo tempo, tem garantido verbas para reformas de prédios e a manutenção de projetos educacionais. Com tamanha instabilidade, os resultados conquistados pelas escolas da região devem ser amplamente comemorados.