Trabalho infantil
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo promove uma campanha de conscientização da população contra o trabalho infantil por meio de cartazes afixados nas estações das Linhas 11-Coral e 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Os ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) que rodam no Alto Tietê também receberam os cartazes da campanha.
EDP e Abrinq
A EDP, companhia que atua no setor elétrico em quase toda a região, participou ontem do evento "Aprendizagem: um caminho possível" da Fundação Abrinq. O objetivo do encontro no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é refletir sobre como a Lei da Aprendizagem é uma importante ferramenta a favor dos direitos de todos os jovens.
Lei da Aprendizagem
A Lei da Aprendizagem determina a quantidade mínima de contratações de aprendizes nas empresas e especifica que o contratado também deve estar estudando em uma instituição pública ou privada. O objetivo da lei é que mais jovens trabalhem de maneira correta, sempre priorizando a educação e, assim, diminuir a questão do trabalho impróprio.
Pisa internacional
São Paulo será o primeiro Estado a aderir ao Pisa for Schools (Pisa para Escolas). Trata-se do exame baseado no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em português), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A prova será aplicada em 300 escolas estaduais, entre elas as que estão inseridas no Alto Tietê, e envolverá cerca de 25 mil alunos da 1ª série do Ensino Médio.
Objetivo
Com o exame, a Secretaria de Estado da Educação quer avaliar os níveis de proficiência em Matemática, Ciências, Português e leitura entre os estudantes de 15 anos. A aplicação do Pisa para Escolas é feita por instituições credenciadas pela OCDE. Em São Paulo, o exame será por meio Fundação Cesgranrio, previsto para ocorrer em novembro.