Dois casos que vêm ocupando com frequência o noticiário local despertam uma relação bastante frágil entre o poder público e a população, notadamente com prejuízos velados ao segundo grupo. O primeiro deles, o interminável embate entre a prefeitura de Mogi das Cruzes e as empresas de transporte por aplicativo - leia-se aqui Uber e 99 -, entrou no marasmo do diz-que-diz. Os dois lados asseguram que existe uma boa vontade para o diálogo e a busca por uma solução, entretanto, esse encontro oficialmente não acontece e, muito menos, a solução.
Na semana passada, o prefeito mogiano, Marcus Melo (PSDB), garantiu que está aberto a discutir os pontos de discórdia, ou alguns deles, sobre a legislação aprovada para regulamentar o transporte por aplicativo no município. Do outro lado, as empresas informam que estão em contato com o Executivo com o mesmo objetivo. Na verdade, mais de dois meses após a regulamentação, as empresas ainda não se cadastraram e somam, até o momento, 22 multas, ou o equivalente a R$ 380 mil. Se, de fato, o diálogo está ocorrendo, ele não está surtindo efeito concreto.
Pelo mesmo caminho seguiu a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao anunciar, com a presença festiva do governador João Doria (PSDB) em Mogi, também na semana passada, o Expresso Leste em horário integral, decretando o fim das baldeações na Linha 11-Coral. Dias depois, os usuários desmentiram a notícia ao constatar que, nos horários de pico, as composições diretas entre Luz e Estudantes intercalam viagens com troca de trens em Guaianases, ou seja, na prática, as baldeações não acabaram. Mesmo que a companhia atribua às questões de logística, não justifica propagar um benefício que não está verdadeiramente acontecendo.
Na linha intermediária das divergências, a Imprensa cumpre o seu papel de ouvir os dois lados das notícias, levando ao público a versão de cada um com a proposta, única e exclusiva, de esclarecer os fatos. Porém, fica evidente que está faltando transparência das partes na divulgação das informações e que os interesses particulares estão superando os desejos da população.