Entramos hoje naquele que deve ser o período mais festivo do ano: o Carnaval. Este é um dos poucos momentos em que o brasileiro deixa um pouco de lado as preocupações do dia a dia e busca extravasar, seja relaxando ou curtindo o Carnaval de uma forma mais clássica. De qualquer maneira, mesmo que o período seja propício para a folia, cuidado nunca é demais.
Pedir para ficar em alerta nesse período de festas pode parecer redundante. No entanto, se trata de um dos maiores períodos chuvosos da Grande São Paulo, com fevereiro ultrapassando a média histórica de chuvas, saindo de 203 milímetros para 367 milímetros. A quantidade de água foi tamanha que a represa de Taiaçupeba, uma das que fazem parte do Sistema Produtor Alto Tietê (Spat), precisou reduzir, durante essa semana, o volume de água armazenado. A quantidade de água desprezada, em média, foi de 300 litros por segundo. Apesar dessa vazão, as pessoas que moram no entorno da represa, tanto em Mogi das Cruzes como Suzano, não correram riscos de ficarem ilhadas.
O perigo real está na rodovia Mogi-Bertioga (SP-98). Já é de conhecimento de todos que houve alguns deslizamentos no ano passado. Um dos mais que mais chamou a atenção foi o que ocorreu em 16 de fevereiro, durante essa mesma época de folia. Na ocasião, o acidente ocorreu no quilômetro 82, em Biritiba Mirim, e nos quilômetros 87 e 85, em Mogi. Na época, um dos motivos que contribuíram para a movimentação de terra foi, justamente, o volume de água que atingiu a encosta da rodovia, que acabou trazendo instabilidade ao terreno. Foram necessários nove dias de interdição para limpar o traçado e realizar alguns procedimentos para garantir a segurança dos motoristas durante o feriado.
Hoje, isso começa de novo. Com chuvas em grande quantidade e veículos trafegando a todo momento, inclusive os pesados, o motorista precisa prestar mais atenção à estrada quando buscar as praias do litoral norte para não transformar o Carnaval em dor de cabeça, além, é claro, dos cuidados que se deve ter em locais com aglomeração de pessoas.