O The New York Times traz em sua edição eletrônica um artigo que relata como a prisão do ex-presidente Michel Temer ocorre no contexto das investigações da Operação Lava Jato e seus eventuais efeitos para o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
"A prisão do senhor Temer não é uma surpresa. O político de 78 anos, que por décadas acumulou enorme influência no notável sistema de transações políticas" está sendo acusado por corrupção, destaca a reportagem de Ernesto Londoño e Letícia Casado. O artigo ressalta que ele é o segundo ex-presidente preso na Operação Lava Jato e explica que ela ocorreu com a ordem de detenção expedida por um juiz federal no Rio de Janeiro, pois "autoridades investigam um padrão de propinas e lavagem de dinheiro" que Temer teria supervisionado.
A reportagem aponta que a Lava Jato expôs vários esquemas de corrupção "institucionalizada" no relacionamento de algumas das maiores companhias brasileiras com o setor público, o que atingiu vários políticos, em um contexto de atuação "consideravelmente autônoma" do Poder Judiciário. (E.C.)