A Comissão de Transportes e Segurança da Câmara de Mogi das Cruzes prometeu reunião com representantes do governo do Estado, no mês que vem, para tentar buscar soluções para o déficit apresentado pela Polícia Civil. A queda significativa do efetivo resultou em um encontro entre a comissão da câmara e o delegado seccional, Jair Barbosa Ortiz, que expôs as dificuldades encontradas pela corporação, na semana passada.
O primeiro sinal de alerta surgiu, também na semana passada, pelo Sindicato dos Policiais Civis de Mogi das Cruzes e Região (Sipocimc), que informou à mídia e autoridades sobre a situação caótica.
A conta é simples: a população aumenta enquanto o número de policiais diminui, o que resulta em um menor percentual de esclarecimentos dos crimes e na queda da qualidade da prestação de serviços. De acordo com o sindicato, em 1990 a população de Mogi das Cruzes, por exemplo, era de 263.336 habitantes, enquanto o efetivo da Polícia Civil era de mil policiais, o que corresponde a um policial para cerca de 233 pessoas. Atualmente, passados 30 anos, a população é de 452.842 e o efetivo de 320 policiais - uma redução de 44% para o aumento populacional de 72%, que resulta em um policial para cada 1,4 mil habitantes.
A situação não é exclusividade da região. A falta de funcionários na Polícia Civil é um problema registrado em todo o Estado. Há 15 anos, a Polícia Civil de São Paulo tinha um efetivo de 45 mil funcionários e, no último levantamento, de meses atrás, apenas 26 mil, pouco mais da metade.
Os policiais relataram problemas graves, como dificuldade de conexão na internet, quantidade insuficiente de viaturas e local inapropriado para armazenamento das apreensões. Como parte da solução foi publicado no começo do mês, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a nomeação de 250 delegados aprovados em concurso. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) afirmou ainda que a atual gestão autorizou a abertura de 2.750 novas vagas.
Para nossa segurança, tanto Estado quanto envolvidos na esfera municipal serão cobrados por melhorias.