As próprias instituições de Ensino Superior, quando enfrentam dificuldades em processos de avaliação que medem a qualidade do conteúdo oferecido aos alunos, é porque algum fator deve ser repensado. Em recente levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um dos braços do Ministério da Educação (MEC), somente 34 escolas, dentro de um universo de 2.056, conseguiram a nota máxima (5) no Índice Geral dos Cursos (IGC). Isso representa o ínfimo percentual de 1,6%.
Esse pequeno grupo, formado por 16 instituições públicas e 18 privadas, se destacou no resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), porém nem todas as escolas são obrigadas a participar. É o caso da Universidade de São Paulo (USP), que tradicionalmente se coloca acima dos parâmetros estabelecidos pelo ministério. Entretanto, tantas outras instituições não podem se dar ao luxo desse desprezo, pois o indicador funciona como garoto-propaganda, principalmente para as escolas particulares. Na prática, uma boa nota atrai um público maior e, por sua vez, pode significar a sobrevivência no mercado.
Especialistas apontam como principal fator negativo nas avaliações a dificuldade em conciliar a regra universal da quantidade-qualidade. Nesse ponto, fica evidente a fragilidade do estudo, quando constatada a concentração de 66% das escolas avaliadas (1.363) com a nota 3, no centro geométrico da escala - o que, para muitos, deveria ser um grupo descartado na avaliação. Há de se considerar que a análise também abrange critérios como número de alunos na pós-graduação e a eficiência dos programas de mestrado e doutorado.
Para o ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro (PSL), o colombiano naturalizado brasileiro Ricardo Vélez Rodríguez, o desafio inicial é enorme. Uma das áreas que mais necessita de continuidade para obter resultados progressivos é a da Educação. Não existe magia para elevar a qualidade do Ensino Superior. É preciso estudo, regra, aplicação, avaliação, interpretação e novamente estudo. O círculo não pode ser interrompido.