Alguns políticos fazemos questão de esquecer. Outros, de enaltecer e, seu legado, reconhecer. Alguns políticos deixam rastros de inimizades. Outros, de grande saudade.
E é desse tipo de político que eu gostaria hoje de rememorar. Falo de Maurício Najar, um exemplo de homem público, um modelo de parlamentar. Um político a quem devemos nos espelhar.
Não à toa, foi eleito vereador, deputado estadual e federal, além de ter somado em sua bagagem profissional a experiência à frente da Secretaria Municipal da Família e do Bem-Estar Social do município de São Paulo. Foi ele o autor de outras propostas como as alterações na lei de proteção aos mananciais, que garantiu que as áreas de César de Souza e Cocuera pudessem se desenvolver de maneira sustentável.
Para Mogi, sua atuação foi emblemática. Oficializou a criação do Distrito Industrial do Taboão, garantiu recursos para a construção da Rodovia Mogi-Bertioga e se engajou em lutas para, por exemplo, isentar os taxistas do IPVA. E há de se mencionar, ainda, os trabalhos de grande impacto social, como a luta para que as escolas públicas oferecessem merenda escolar durante as férias aos alunos do período noturno.
Foram mais de 30 anos dedicados à vida pública, cujo trabalho com afinco para uma legislação adequada para o uso e ocupação do solo da Serra do Itapeti, visando a proteção do meio ambiente em toda a região, foi certamente um marco em sua história. E na nossa história também.
Maurício Najar é o responsável por hoje termos a oportunidade de gozarmos de belas florestas. De nos orgulharmos da Serra do Itapeti. É um homem a quem devemos, de verdade, dar o crédito e o tributo por hoje celebrarmos a APA da Serra do Itapeti.
Foi ele o precursor de muitas lutas que hoje estão consolidadas. Foi ele o semeador de frutos que hoje colhemos. E é por isso que precisamos agradecer e reconhecer.
Obrigado, deputado. Obrigado, sempre deputado.