"E Deus criou o homem do pó da terra e insuflou em suas narinas o sopro divino e o homem se tornou uma alma vivente" (Genesis). Esta chispa divina que penetra em cada ser humano é a alma cósmica, Deus.
O que diferencia as pessoas é a personalidade que é constituída pelos órgãos dos sentidos. Como os bilhões de pessoas tem a mesma origem, significa que todos são irmãos.
Imagine um fio elétrico esticado de uma parede na outra e ligadas nele dez lâmpadas. Todas as lâmpadas irão acender, mas a corrente elétrica é originária do mesmo fio. Assim, considerando esta análise, os seres mais conscientes devem pensar em união das raças humanas e meditar para que se implante um núcleo de fraternidade universal, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor e encorajar para que se faça um estudo comparado entre religiões, filosofia e ciência.
Estudar e investigar as leis naturais e todos os poderes interiores no homem (destaque para a sociedade Teosófica). Assim sendo, não há que se falar em racismo, preconceitos ou distinção das pessoas. As pessoas feias, negra, branca, bonita, alta, baixa, gorda, magra, rica, pobre, humilde ou orgulhosa, são todas originárias da mesma fonte.
Quando perguntaram ao filósofo Platão: "o que é um irmão?" Ele respondeu: "irmão é uma só alma vivendo em dois corpos". Portanto, os seres humanos para ajudar a implantar a paz mundial devem eliminar qualquer tipo de racismo e preconceito, além de aprender a amar todos os animais e respeitar a natureza.
Enquanto o nível de consciência não aumentar e não houver humildade, será impossível se pensar em paz mundial e elevação das almas humanas para junto das Hostes Cósmicas. Caso isso não ocorra, continuaremos uma vida de violência, destruição, com guerras, assassinatos e sofrimento pela fome, doenças e desgraças.
Assim, ame a si mesmo, a sua família e cada ser humano do planeta. Pense no Brasil e passe a desejar um país de paz, desenvolvimento e evoluído para o bem de todos.