Amanhã termina o desafio de milhares de jovens e adultos: eles vão realizar a última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes almejam ingressar em uma instituição de Ensino Superior ano que vem. A realização desse tipo de exame serve como vestibular em universidades públicas e privadas de todo o Brasil. A realização é um momento decisivo na vida dos participantes.
Meses de estudo a serem colocados em prática em dois dias de prova, dez horas de foco total. Qualquer distração pode ser motivo de perda de pontos. Toda essa pressão acaba deixando os participantes com os nervos à flor da pele, o que pode acabar atrapalhando no desempenho durante a prova.
Segundo especialistas, a concentração é muito importante para conseguir um bom desempenho, mas os candidatos têm de manter uma rotina normal nos dias que antecedem a prova. Quem se preparou durante o ano deve aproveitar os dias anteriores à prova para relaxar, e, se possível ter uma bela noite de sono antes do exame. Chegar descansado pode ser um divisor de águas no momento da aguardada aprovação.
A notícia não é boa para aqueles que tentam correr atrás do prejuízo nos últimos instantes. Estudar incansavelmente nos momentos finais não costuma ter resultados positivos, só fazendo com que o candidato fique mais cansado, tornando a prova ainda mais exaustiva. Mas não adianta estudar um ano inteiro e não se atentar ao horário e local de prova. Os portões fecham às 13 horas, então, os participantes não podem é chegar atrasado.
Os candidatos têm de ficar atentos também a detalhes que podem causar problemas. Segundo pesquisas, duas a cada dez eliminações da edição anterior ocorreram devido ao porte de objetos como lápis, caneta de material não transparente, lapiseiras, borrachas e etc. A melhor maneira de evitar qualquer contratempo é se informando no site oficial, dessa forma você chega preparado para tirar nota mil. Desejo uma boa sorte e boa prova a todos os participantes.