Com os governos estadual e Federal em fase de transição, aquele momento em que existe um sentimento de "ajuste de contas" a partir da atribuição de cargos para apoiadores de campanha, já é possível rabiscar um movimento inicial nas cidades em torno das eleições municipais daqui a dois anos. Os prefeitos da região, pelo menos os que pretendem a reeleição, podem não admitir, mas a temática já faz parte da pauta cotidiana. Marcar presença em eventos, inaugurar obras e anunciar conquistas já compõem um roteiro obrigatório.
A definição dos próximos presidentes de câmara é um bom parâmetro para análise. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, a indicação consensual do nome de Sadao Sakai (PR) para dirigir o Legislativo em 2019, em um acordo de rodízio dentro do bloco partidário da maioria dos vereadores, mostra um momento de tranquilidade na alternância do poder. Isso também reflete na vida do prefeito Marcus Melo (PSDB) que, aparentemente, vive dias de calmaria no comando do Executivo.
Em Poá, ao contrário, a Presidência foi disputada por três concorrentes e a decisão se deu por apenas um voto de diferença, com vitória de David de Araújo de Campos (PR), o Tio Deivão, para o biênio 2019/2020. Isso significa que existe um racha perigoso na Casa de Leis, o que pode dificultar o governo do prefeito Gian Lopes (PR) nos próximos anos e as suas pretensões imediatas.
Já o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), também vive um bom momento. Acenou que pretende mais um mandato na direção do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Codenat) e, segundo disse, seus colegas não se opõem à ideia. Ele também está com bom trânsito na câmara. Fez uma espécie de "revitalização" nas secretarias para dar um "up" no governo.
O que mais tem provocado incertezas, porém, é a relação dos prefeitos com o governador eleito João Doria (PSDB), já que muitos decidiram - e arriscaram - apoiar o candidato derrotado no segundo turno Márcio França (PSB). Nesse sentido, quem pode se dar melhor na largada é o prefeito mogiano, igualmente tucano.