O Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos, terá o reforço de mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e a instalação de um Pronto-Socorro (PS) Infantil para contribuir no atendimento de crianças de todo Alto Tietê. A notícia, muita boa por sinal, foi dada pela direção da unidade e por representantes da Secretaria de Estado da Saúde. O custo mensal para a manutenção dos serviços é calculado em
R$ 700 mil. As novas instalações deverão começar a funcionar no ano que vem.
Esta não é a primeira boa notícia que o Alto Tietê recebe em relação ao setor da Saúde. Neste ano, o governo do Estado revelou o envio de R$ 1,8 milhão para a ampliação da Maternidade e da UTI da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes e o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) conseguiu formar um convênio para a compra de medicamentos em um valor mais em conta, uma vez que as dez cidades vão adquirir uma quantia maior de remédios, o preço, pelo atacado, será menor. Esses medicamentos serão distribuídos nos postos de saúde de toda a região.
É importante ressaltar que ainda falta muito para ser melhorado nesse segmento. Em um mundo ideal, não só a população do Alto Tietê, mas de todo o país, teria um atendimento de alta qualidade, dada a quantidade de impostos que o brasileiro paga todos os anos, porém, é inegável que a situação começa a melhorar.
Resta ao poder público da região - prefeitos, vereadores, consórcios e deputados - continuar com o mesmo empenho visto neste ano, independentemente de quem seja o próximo presidente da República ou governador do Estado. Uma vez eleitos, as diferenças políticas e ideológicas devem ser colocadas de lado para o bem comum dos habitantes.
É ponto pacífico admitir que a maior parte da verba venha do Estado e da União, mas é nas cidades onde as pessoas vivem e trabalham, e são nelas que o investimento em Saúde deve ser direcionado. Isso sem contar os demais setores tão caros a todos como Educação, Transporte, Segurança e Trabalho.