Como falta cultura e atualização para determinados segmentos do povo brasileiro. Não percebem os "esquerdistas" que não existem mais esquerda e direita no mundo, mas apenas situação e oposição! O socialismo está no fim. Restam apenas Vietnã e Coreia do Norte, pois Cuba está mudando e fazendo desaparecer o socialismo marxista.
Comunismo no mundo nunca houve, mas sim dois tipos de socialismo (democrata e marxista) que fracassaram desde os sessenta anos de União Soviética. No Brasil a ignorância, a falta de estudos, cultura política e a compreensão levam certos partidos para o lado ideológico que desconhecem o que significa. A Venezuela criminosa e governo medíocre mergulhou o povo em profunda desgraça. As autoridades venezuelanas compraram os militares, daí o fracasso e uma ideologia que não existe e nunca existiu.
No Brasil falar em socialismo ou esquerda é uma profunda ignorância. Nos últimos anos roubaram e fugiram com os cofres na nação, a exemplo do que Papa Doc e Baby Doc fizeram com os cofres do Haiti, hoje o país mais pobre e mergulhado em desgraças. Analisando as campanhas políticas do momento, dá para imaginar que há candidatos que pretendem fazer do Brasil uma Venezuela ou Bolívia. Em determinados discursos se percebe nas entrelinhas que desejam "tirar dos pobres para dar os ricos", mas é mentira. Pretendem o enriquecimento pessoal. Deveriam assimilar o que disse o ex-presidente Lincoln: "Não Criarás a Prosperidade se desestimulares a poupança. Não fortaleceras os fracos por enfraqueceres os fortes. Não ajudaras o assalariado se arruinares aquele que o paga. Não ajudarás os pobres se eliminares os ricos. Não poderás criar estabilidade permanente baseada em dinheiro emprestado. Não evitarás as dificuldades se gastares mais do que ganhas. Não Fortalecerás a dignidade e o ânimo se Subtraíres ao homem a iniciativa da liberdade. Não poderás ajudar os homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios".