A inflação e a instabilidade do dólar influenciam diretamente no preço de quase todos os produtos que estão no mercado, incluindo o cacau. Isso significa que, assim como no ano passado, a previsão para esta Páscoa é de uma Semana Santa mais magra, apesar das vendas de bacalhau e pescados terem aumentado. Já os ovos de chocolate estão 20% mais caro e o poder aquisitivo das pessoas está ainda menor.
Segundo especialistas, o recuo no valor das encomendas pelos supermercados é de 12,6%. Varejistas registram queda real (descontada a inflação) de 19,64% nas vendas de produtos em janeiro deste ano em comparação com dezembro de 2015, e preveem novamente desempenho fraco. Isso significa que teremos uma Páscoa não tão doce como em outros tempos. E a conclusão disso é que consumidores e varejistas sairão perdendo. O que restou aos comerciantes foi a esperança de vendas não tão ruins, em meio ao pessimismo que atinge uma das maiores datas para as vendas no varejo. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) calcula que a Páscoa só perde em vendas para o Natal, porém, as menores encomendas refletem um cenário de empresários receosos.
Mas já que a ordem do momento é suprimir os gastos, é bom ficar atento ao ir ao supermercado e não cair nas tentadoras "armadilhas" que nos são impostas, já que estes estabelecimentos usam estratégias para atrair a atenção dos clientes. Uma delas é a forma como os produtos são expostos, principalmente em situações sazonais, como a Páscoa. Geralmente na entrada das lojas são colocadas bancas temáticas relacionadas à época do ano e seus artigos. Com o carrinho de compras ainda vazio fica mais difícil não cair em tentação. Assim, o consumidor acaba incluindo gastos que não estavam previstos antes de sair de casa.
Outra tática é dispor nas prateleiras de cima os produtos que possuem um valor mais alto, de marcas tradicionais, que podem ser comprados sem que o consumidor pesquise corretamente todas as ofertas. Outra "regra" importante é não ir às compras com estômago vazio. Pode parecer besteira, mas faz diferença na hora de colocar no carrinho apenas os produtos essenciais.
Quando um País está sem comando, é importante que o consumidor preserve seu dinheiro e gaste com o essencial. Principalmente porque a previsão para 2016 não é que tenhamos apenas a "Páscoa da Crise", mas também outros feriados importantes, críticos para consumidores e comerciantes.