Um veículo de comunicação conquista seu espaço quando produz conteúdo de qualidade e cai no gosto do público leitor. A confirmação disso surge quando se firma ao longo do tempo e se transforma sem perder sua essência, sua originalidade e sua proposta. Pode até passar por momentos de altos e baixos, alguns deles muito difíceis, outros mais gloriosos, mas se mantém, se torna referência.
Amanhã o Dat completa dez anos de fundação. É fato que o jornal se tornou uma marca, um nome conhecido quando o assunto é divulgação de informações e notícias de uma das mais importantes regiões do Estado de São Paulo. E compete de igual para igual com os veículos que já circulavam por aqui, estimulando a concorrência em um mercado cada vez mais competitivo e cruel. Um deslize, um erro, e tudo pode ser posto a perder.
Sem contar que além de ter que se atentar a publicar reportagens bem apuradas, ainda precisa se preocupar e se articular para garantir anúncios, publicidade. Claro, embora seja um meio de comunicação, o jornal é uma empresa privada geradora de emprego e renda. Nem por isso esmorece no seu sentido principal, no seu compromisso assumido em 7 de março de 2006: informar bem a população do Alto Tietê acerca daquilo que é relevante no dia a dia de cada leitor e ser para a sociedade um canal para divulgação dos seus anseios, de seus problemas e de suas necessidades.
Ao longo de uma década, o Dat lutou muito para conquistar seu espaço. E assim conseguiu. Apresentou seu produto e aí está, assim como muitos outros jornais, atravessando um momento turbulento da economia do País, sobrevivendo em um mar de poucas esperanças e expectativas, mas acreditando que o futuro reserva oportunidades para crescimento e aprimoramento. Basta ter competência, qualidade, profissionalismo e comprometimento, características que o Dat já mostrou ter de sobra.
A edição de hoje traz reportagens especiais que contam um pouco da trajetória do jornal, suas transformações, seus feitos, as causas pelas quais lutou e as consequências que ocasionou a partir do seu noticiário. Se há dez anos estava pronto para assumir um compromisso indelével, o jornal reforça aqui sua disposição de assim continuar e ir muito mais além.
Suas credenciais são evidentes e a população do Alto Tietê já as atestou. Dez anos no curso da história são como um piscar de olhos. Para o Dat, é a continuidade de uma jornada que será, sem dúvida, duradoura e próspera.