Respaldo
Quem vai decidir se o PR terá candidato ou não à Prefeitura de Mogi das Cruzes é o deputado estadual Marcos Damasio, presidente do partido na cidade. Ele recebeu carta branca do ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, o Boy, condenado no processo do Mensalão, mas que ainda dá as cartas entre os republicanos.
Avaliação
Como todos os demais candidatos, o republicano deverá anunciar uma decisão após o Carnaval. A avaliação não é tão simples. Damasio está no primeiro mandato de deputado e o político da "escola José Serra", que eleito para um cargo o utiliza como trampolim para disputar outra posição menos de dois anos depois, geralmente tem dificuldades na eleição seguinte.
Carta branca
Em posse desta "carta branca", Damasio estuda todas as possibilidades e as consequências. A possibilidade maior hoje seria apoiar o candidato indicado pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), porém, há conversas em andamento com outras legendas para a formação de uma dobradinha e até mesmo o lançamento de uma chapa pura, com o candidato a vice e a prefeito do PR.
Junji Abe
Damasio é bem próximo de Junji Abe, assim, se o ex-prefeito for de fato o candidato apoiado por outra pessoa bem próxima: Bertaiolli, ele não pensará duas vezes em suspender a ideia de ser prefeito de Mogi e apoiar os amigos.
Outros
O cenário mudaria e uma possível candidatura a prefeito poderia ser concretizada se Bertaiolli apoia-se outros nomes que também são cotados: o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, e o diretor do Semae, Marcus Mello. Desta forma, Junji sairia candidato por outra legenda (PMDB e DEM gostariam de ter Abe como representante), e Damasio entraria na "briga".
Base
Independentemente da decisão, Damasio irá consultar a "base", leia-se vereadores, possíveis ingressos no partido, e outras lideranças ligados à legenda. Ele sabe como poucos fazer política. Não a toa lidera a formação da chapa de vereadores do PR, que poderá chegar a 2016 com a maior bancada eleita da história. Neste momento, o PR já conta com cinco vereadores, mas poderá terminar a legislatura com seis ou até sete.
E o André do Prado?
Com a carta branca de Damasio, as chances de vermos o deputado André do Prado na disputa pela Prefeitura de Mogi diminuem consideravelmente, porém, ele não pode ser considerado uma carta fora do baralho. Ficará "guardado em uma caixinha" e se for necessário será chamado.