Efeito Russomano
Pesquisa Datafolha mostrou que o jornalista e deputado federal Celso Russomano (PRB) lidera as intenções de voto para a prefeitura de São Paulo na eleição marcada para 2016. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Russomano lidera com 34% das intenções de voto, seguido por Marta Suplicy (PMDB) com 13%; José Luiz Datena (PP) com 13%, e o prefeito Fernando Haddad (PT) com 12%.
Números
A quinta posição é disputada entre o deputado Marco Feliciano (PSC) e um nome do PSDB. Em um cenário, Feliciano tem 4% e o candidato tucano João Doria Jr. 3%, Na segunda suposição, o pastor evangélico marca 5%, o vereador do PSDB, Andrea Matarazzo, atinge 4%.
Fotografia
O cenário da pesquisa mostra que o prefeito petista Fernando Haddad não foi tão bem aprovado pela população paulista, pelo menos no momento. E, Celso Russomano, que em eleições anteriores já tinha despontado em pesquisas, terá o desafio de provar, que desta vez, não se trata de um efeito 'bolha' se quiser se manter na liderança.
Solo mogiano
Em Mogi das Cruzes, o PRB também promete lançar um candidato a prefeito em 2016: o advogado Marcos Soares, ex-PT e que hoje respira ares novos para tentar se destacar em meio a candidaturas que vão se enfileirando em meio a disputa para a sucessão do prefeito Marco Bertaiolli (PSD).
Na Câmara, bem....
A pena é que, embora Marcos Soares possa ser beneficiado com o efeito Celso Russomano, se a subida nas pesquisas durar até o ano que vem, o mesmo não se pode dizer do vereador Roberto Valença, PRB, o único representante no Legislativo.
Esclarecimento
Apesar de a vereadora Karina Pirillo (PCdoB) ter dito ontem, em plenário, que venceu uma ação contra o jornal Mogi News e a professora Ivone Marques, os advogados Dirceu do Valle e Fábio Simas, que representam o MN e a então articulista, respectivamente, esclarecem que, assim que a decisão em segunda instância for publicada, um recurso será interposto no Supremo Tribunal Federal (STF). O caso ainda não foi encerrado.
Esclarecimento 2
Ivone escreveu um artigo sobre a participação da parlamentar na invasão a um laboratório em São Roque, interior do Estado, em 2013, onde cachorros da raça beagle eram cobaias para testes da indústria farmacêutica. A vereadores então apresentou a ação contra o teor do artigo. MN e Ivone ganharam em primeira instância e Karina venceu em segunda, quando a ação foi analisada pelo colégio recursal, formado por três juízes. O placar foi 2 a 1.