Sacadura Cabral
Mesmo com todo o progresso que os túneis da praça Sacadura Cabral trarão para o centro de Mogi, o líder da Serra do Itapeti, Silvio Marques, chegou a questionar se a obra de grande porte não deveria ter, antes de iniciada, um Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto do Meio Ambiente (Eia-Rima), já que árvores foram retiradas da praça Osvaldo Cruz na área central.
Área de preservação
A respeito deste assunto, os secretários de Meio Ambiente, André Saraiva, e o de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, responderam que não, pois aquela região não está em Área de Preservação Permanente (APP), portanto, esta exigência não seria necessária. E em relação aos cortes de árvores, tão criticados nas redes sociais, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) já disse que plantará outras 200 em três praças próximas ao local.
Contaminação do solo
O único problema que poderá surgir será na área em que está instalado um posto de gasolina, que foi desativado. Levantamentos apontarão se o lençol freático foi contaminado, mas toda a recuperação deverá ser feita pelo consórcio contratado para executar as obras.
Maioridade penal
Os três deputados com base eleitoral no Alto Tietê votaram favoráveis à redução da maioridade penal, aprovada pela Câmara dos Deputados nesta semana. A matéria será enviada ao Senado.
Capez
O Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) se reunirá com o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Fernando Capez, na terça-feira.
Audiência
A audiência, articulada pelo presidente do Condemat, prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertaiolli, vai tratar do Projeto da Lei Específica da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê, que tramita na Alesp.
Rapidez
No encontro, os prefeitos solicitarão que o projeto seja apreciado e votado com rapidez. Isso porque a proposta é de extrema importância para o desenvolvimento de toda a região. Após sua aprovação, a lei vai definir a ocupação física e o formato de crescimento econômico do Alto Tietê.
Urgência
A reunião, marcada para as 10 horas na Assembleia Legislativa, também contará com a participação dos deputados estaduais da região. Apesar da movimentação do Condemat, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) já havia encaminhado o projeto aos parlamentares em regime de urgência.