A 153 dias do início dos Jogos Rio 2016, cerca de 95% das obras do Parque Olímpico, em Jacarepaguá, e em Deodoro, zona oeste da cidade, estão concluídas, segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro. Ao todo, seis instalações já estão prontas: a Arena do Futuro, onde ocorrerão as partidas de handebol e goalball, o Centro Internacional de Transmissão, o Campo de Golfe, a Pista de Mountain Bike, a Pista de BMX (ciclismo especial) e o Circuito de Canoagem Slalom, estas últimas três instalações, localizadas em Deodoro. A Arena do Futuro será desmontada e transformada em escolas, depois dos jogos. 
O Parque Olímpico vai sediar 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas, ocupando uma área de 1,18 milhão de metros quadrados. Lá, a Arena Carioca 1 está com 96% das obras prontas, a Arena Carioca 2, com 97%, Arena Carioca 3, com 98% e o Velódromo está com 76% das obras concluídas. 
As Arenas 1 e 2 serão transformadas em espaços para treinamento de alto rendimento de várias modalidades. A Arena 3 será uma escola voltada para o esporte, com capacidade para cerca de mil alunos em horário integral. O Velódromo será mantido para treinamentos de alto rendimento e projetos sociais das modalidades boxe, taekwondo, esgrima, levantamento de peso e ciclismo.
Em Deodoro, ainda estão em fase de conclusão as obras do Centro de Hóquei (99%) e Arena da Juventude (75%). O local será sede de 11 modalidades olímpicas e quatro paralímpicas. Como recebeu provas do Pan-Americano de 2007 e dos Jogos Mundiais Militares de 2011, 60% das áreas de competição permanentes já estavam construídas.
Como parte do complexo está situada em área militar, ela continuará sob responsabilidade do Exército, após a realização da Olimpíada. As novas instalações que compõem o chamado Parque Radical deverão ser transformadas em um parque público, com diversas atividades para a população desta região da cidade. (A.B.)