A Estação da Luz, usada pelos trens da Companhia Paulista de Transporte Metropolitano (CPTM), ficou fechada ontem. A estação foi atingida parcialmente pelo incêndio que destruiu anteontem o Museu da Língua Portuguesa, que fica em um prédio anexo às plataformas da estação.
"A reabertura hoje (ontem) fica mais difícil. Talvez para a madrugada de amanhã (hoje). O pico (da movimentação dos trens) já começou. É uma decisão que não pode ser apressada", disse o coordenador-geral da Defesa Civil da cidade de São Paulo, Milton Roberto Persoli. 
Segundo Persoli, os primeiros testes com os trens foram realizados ontem com sucesso. Composições, sem passageiros, transitaram em duas das três plataformas da estação sem causar nenhum tipo de intercorrência. A plataforma mais próxima do prédio do museu incendiado não será usada pelos trens devido ao alto risco de desabamento de partes das estrutura atingida pelas chamas. 
Persoli ressaltou que a ideia é que, em um primeiro momento, os trens com passageiros apenas passem pela estação, sem parar. E, em segundo momento, passem a fazer paradas para embarque e desembarque de passageiros - que deverão usar somente as entradas da rua Mauá para acessar a estação. (A.B.)