No mundo sempre vai haver os dois lados de uma moeda. Para o bem ou para o mal, entre o céu e o inferno, a imparcialidade é vista por maus olhos. No balanço da vida, a dama da Justiça sempre vai pender para um dos lados.
Não existe o certo ou errado, só escolhas que cada um toma durante a vida. As escolhas são idealizadas por lados ou por caminhos, mas, em todas as oportunidades, elas serão direcionadas para um extremo.
As pessoas criticam o lado contrário da sua moral, enquanto recebem críticas dos seus opostos. Na política nacional, os polos que lideram os extremos são PSDB e PT. Na Argentina, por exemplo, os presidenciáveis eram extremistas, um que se intitulava de "peronista" e de "centro", tinha um adversário que afirmava que sua "ideologia é o desenvolvimento moderno do século 21".
Ainda pensando em extremos, 6,4% da população brasileira são muito ricos, enquanto o restante é de classe média ou vive em situação de pobreza. Nos Estados Unidos, um grande percentual de pessoas com sobrepeso compõe a população, enquanto países da África, como a Etiópia, são alvos da falta de comida.
As guerras existem justamente por conta das extremidades de opiniões, oferecendo como consequência a morte e a desgraça da humanidade, extraindo o que há de pior em cada lado.
O jornalismo sério é o retrato de como as pessoas teriam que agir. Com a obrigação de apurar e entender as diferentes óticas existentes, entender a pluralidade de opinião e conhecer os extremos de tudo o que se submeter a falar, cada indivíduo tem por obrigação ser áltero. Alteridade nada mais é que entender o outro como outro.
Alteridade e tolerância são palavras que são muito utilizadas, porém não são colocadas em prática. Saber que o outro é diferente de você, e que sua moral e sua ética podem ser diferentes dos demais é um primeiro passo para o respeito.
Todos podem ter suas respectivas opiniões, mas nem todos devem ser obrigados a concordar com você. Antes de julgar e falar, ter ciência de todos os fatos e se informar são critérios para uma formação de opinião.