Essa semana me reuni com os alunos do projeto "vozes dos adolescentes" na Escola Estadual Professor Carlos Molteni, em Suzano, e escolhemos o texto da Tainá Ribeiro Martins, do 9º ano A: "Vida na periferia".
"As periferias são muito perigosas e as leis que servem para prender os criminosos, na maioria das vezes, não são cumpridas, os jovens da comunidade são influenciados por músicas que estimulam a ostentação e a riqueza e acreditam que um dia possam ter o que tanto desejam, mas nem sempre conseguem realizar tais sonhos e, quando não conseguem alcançar seus objetivos, optam pelo caminho mais fácil: o crime.
Mas esse não é o único problema das periferias. A saúde pública, na maioria das vezes é precária, a educação não tem tanta qualidade como deveria, o saneamento básico é distribuído em estado crítico, e o governo com a verba arrecadada mal investe no que realmente precisa e embolsam a maioria da verba disponível. No entanto, isso não é tudo sobre a periferia. Na maioria das vezes 55% dos habitantes são trabalhadores, pais e mães de família. Enfim, também existe um lado bom em meio de tantas coisas ruins, alguns jovens até se empenham a terminar os estudos com o intuito de fazer uma boa faculdade e finalmente se formar no que desejam. Mas para isso acontecer, esses jovens precisam encarar muitos desafios, como por exemplo o pouco acesso que tem a educação. Aliás, vamos combinar né!? Escola particular tem o ensino mais avançado do que a pública. E muitas vezes em uma prova a maioria dos estudantes que passam, estudaram em escolas particulares, mas isso não significa que o estudante de escola pública não tenha capacidade, e sim porque esse estudante não tem tanto acesso à educação quanto os que estudam em escolas particulares.
O acesso à educação está melhorando. Existem vários meios do estudante se qualificar: cursinhos gratuitos, faculdades públicas, bibliotecas públicas. Enfim, existem inúmeros meios de melhorar o conhecimento hoje em dia, basta nos empenharmos e nos dedicarmos que alcançaremos nossos objetivos".