Uma missa de sétimo dia será celebrada às 19 horas da próxima quinta-feira na Praça da Sé, em Mariana (MG), em homenagem às vítimas do rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco. O anúncio foi feito ontem pelo arcebispo da cidade, Dom Geraldo Lírio Rocha.
"Tenho visitado as vítimas. Impressiona a serenidade e a paz de pessoas tão marcadas pelo sofrimento e pela dor. Sem desespero, sem revolta, mas com esperança de que se possa encontrar uma solução", disse. "Não sei nem se a gente pode falar em solução. Pelo menos, um encaminhamento que venha minorar tanto sofrimento, tanta dor e tanto prejuízo."
Segundo ele, as aulas no seminário de Mariana foram interrompidas para que os seminaristas possam se dirigir aos locais que fazem o acolhimento de famílias desabrigadas e dar apoio às vítimas.
"Lamentamos profundamente que o que ocorreu aqui tenha repercussões tão negativas, duras e difíceis em outras localidades para além das fronteiras de nossa arquidiocese e para além das divisas do estado", disse o arcebispo Dom Geraldo Rocha (A.Br).