O papel dos deputados estaduais poderá ser fundamental no delicado momento que vive a unidade de Mogi das Cruzes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Procurados pela reportagem do Mogi News, os quatro parlamentares que representam a região demonstraram preocupação sobre a situação da entidade e disposição para auxiliar.
Nos últimos dias, o jornal tem retratado a crise pela qual passa a AACD. O assunto veio à tona após a divulgação de que moradores de Suzano e Itaquaquecetuba que estavam na lista de espera não mais seriam atendidos pela instituição. A decisão da diretoria foi tomada porque, mesmo diante da flagrante dificuldade que enfrenta, nenhuma das prefeituras das duas cidades contribuía financeiramente para o desenvolvimento do serviço que lá é prestado. Nada mais justo, principalmente por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos que depende notoriamente de doações, seja do Poder Público, seja da sociedade em geral.
Todos os deputados reforçaram a disposição de criarem emendas ao Orçamento do governo do Estado de 2016 com o objetivo de destinar mais valores para a AACD desenvolver seu trabalho quase filantrópico em prol de crianças e jovens que têm alguma deficiência ou mobilidade reduzida. Mas dois deles foram além, André do Prado (PR) e Marcos Damásio (PR), e destacaram que a participação dos agentes públicos é praticamente um dever nesse caso. Tanto que vão cobrar as prefeituras do Alto Tietê, em especial as de Suzano e Itaquá, para que passem a colaborar financeiramente com a unidade. Hoje, apenas Mogi, Poá e Guararema têm alguma participação com envio de recursos.
Além disso, o prefeito mogiano e presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Marco Bertaiolli (PSD), já manifestou que vai levar a questão para a reunião do Conselho de Prefeitos, a fim de que as administrações municipais se sensibilizem mais sobre essa necessidade e se atentem ao fato de que a AACD presta um serviço em âmbito regional e não apenas local.
O assunto também foi debatido na Câmara de Mogi por vários vereadores, sobre a participação dos municípios da região dos quais moradores bem usam serviços públicos, em especial de Saúde, na cidade. E a atuação da Imprensa nesse momento, chamando à atenção para o tema, também foi destacada.
O que se espera agora é que a participação dos deputados e do Condemat realmente surta o efeito esperado e logo haja uma união que possa resultar na manutenção eficiente desse importante trabalho feito pela AACD.